Americanos devem começar, na terça, a tomar vacina da Pfizer

Decisão da FDA (Food and Drug Administration) é para uso emergencial. Profissionais de saúde devem ser os primeiros imunizados contra a Covid

Foto: BioNTech/Divulgação

A FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora dos Estados Unidos, emitiu nessa sexta, a autorização de uso de emergencial para a vacina da Pfizer contra a Covid-19. A decisão define o cenário para que os primeiros americanos sejam imunizados fora dos testes clínicos, já na segunda ou terça-feira, com profissionais da saúde entre os primeiros da fila.

A liberação rápida da vacina era amplamente esperada depois que um painel de conselheiros especialistas do FDA na quinta-feira endossou o uso de emergência para ajudar a conter uma pandemia que já matou mais de 285 mil pessoas nos país.

A Pfizer pediu que a vacina, desenvolvida com a parceira alemã BioNTech, seja aprovada para uso em pessoas de 16 a 85 anos de idade.

As empresas disseram no mês passado que um regime de duas doses da vacina se mostrou 95% eficaz na prevenção da Covid-19. Dados detalhados divulgados em documentos da FDA antes da reunião do painel consultivo mostraram que a vacina começou a proteger os receptores antes mesmo de eles receberem uma segunda dose.

O Reino Unido aprovou a vacina Pfizer/BioNTech na semana passada e iniciou um programa de imunização em massa na terça-feira. O Canadá também autorizou a vacina com inoculações previstas para começar na próxima semana.