Porto Alegre abre mil vagas gratuitas para cursos de informática à distância

SMDSE garante acesso integral aos conteúdos por pessoas com e sem deficiência

Foto: Arquivo/Correio do Povo

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) de Porto Alegre divulgou, hoje, a abertura de mil vagas para cursos de informática, gratuitos e à distância. O objetivo da ação é promover a qualificação profissional, especialmente de pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social. Os interessados podem obter informações e se inscrever aqui, até 4 de janeiro. As aulas vão começar no dia 18 do mês que vem.

A inciativa é parte do Programa de Qualificação Acessível. Todos os cursos vão ser ministrados na modalidade EaD, em horários de estudo flexíveis e tutorial para pessoas com deficiência pela plataforma Dell Accessible Learning. Todos os cursos preveem acesso integral aos conteúdos por pessoas com e sem deficiência. A primeira turma teve 579 inscritos e a segunda, 758. Agora serão 14 cursos on-line disponibilizados em diferentes áreas de tecnologia e negócios, com total acessibilidade.

O diretor-geral de Acessibilidade e Inclusão Social da SMDSE, Jorge Brasil, ressalta que a inserção no mercado de trabalho é um dos importantes passos na inclusão. “Apoiar a capacitação para o mercado de trabalho do futuro é gerar oportunidade”, enfatiza.

Essa é a terceira etapa de um termo de cooperação assinado, no início do ano, entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), a Dell Technologies, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Lead), a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco) e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, representado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social.