Guarda Municipal fecha bar e interrompe festa com aglomeração em Porto Alegre

Segundo a Guarda Municipal, diversos pontos da Capital apresentaram problemas na sexta-feira

Foto: Fabiano do Amaral / Correio do Povo

Mesmo com o anúncio de medidas mais restritivas contra aglomerações de pessoas, feitas pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) na tarde da sexta-feira (27), bares e restaurantes registraram um grande movimento à noite, em Porto Alegre. Segundo a Guarda Municipal, diversos pontos da cidade apresentaram problemas.

Na Cidade Baixa, os agentes flagraram 120 pessoas aglomeradas na esquina das ruas José do Patrocínio e República. A situação se repetiu no Centro Histórico e na Zona Leste, onde foram identificadas irregularidades entre a rua Fernando Machado e a Estrada do Forte. Um bar, reincidente, foi multado e fechado pelas autoridades.

No Moinhos de Vento, 150 cidadãos foram orientados a irem para casa após a chegada da Guarda Municipal na rua Padre Chagas. Os agentes voltaram ao local na madrugada, encontrando a mesma quantidade de pessoas. As autoridades também encerraram uma festa particular na rua Aparício Borges.

Um homem que comemorava o aniversário em uma quadra esportiva, alugada, foi multado em razão do evento que contava com a presença de 200 pessoas.

Novas regras restritivas a partir desta segunda

Frente à sobrecarga no sistema de saúde, a Prefeitura de Porto Alegre anunciou, por meio de decreto, medidas mais restritivas para aglomerações de pessoas em espaços públicos e privados. Sem alterar os protocolos às atividades econômicas, o prefeito Nelson Marchezan endureceu as restrições em ambientes privados, proibindo a realização de eventos sociais – como aniversários e casamentos – e alterando regras de uso comum nos condomínios. As novas regras passam a valer a partir desta segunda-feira, 30 de novembro.