Prefeitura de Porto Alegre proíbe eventos sociais a partir de segunda-feira

Locais privados devem respeitar padrão de distanciamento; áreas de condomínio não podem receber visitantes

Foto: Fabiano do Amaral/CP

A prefeitura de Porto Alegre vai restringir eventos sociais a partir de segunda-feira, 30 de novembro. De acordo com um decreto publicado nesta sexta em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), estarão proibidas atividades presenciais como aniversários e festas de casamento.

Houve mudança também em relação aos locais privados, como comércio, indústria e academias, por exemplo. A publicação obriga a respeitar distanciamento de dois metros entre as pessoas, regra que até então só era imposta para parques, praças e espaços abertos ao público.

Áreas de uso comum, como salões de festas, academias e brinquedotecas só poderão ser utilizadas em conjunto por pessoas que morem na mesma residência. Nos espaços abertos, incluindo piscinas, o uso é restrito a moradores do condomínio.

O decreto ainda determina que estabelecimentos com atividades liberadas devem manter em dia a limpeza de equipamentos de climatização, além da circulação de ar cruzada ou sistema de renovação de ar.

Segundo a prefeitura, as medidas foram tomadas para evitar novas restrições da atividade econômica. “O apelo é para que as pessoas não realizem encontros e confraternizações, tanto em locais públicos quanto privados”, cita a nota divulgada. Na avaliação do Comitê, esses eventos não seguem protocolos sanitários com frequência, o que gera repercussão na transmissão do vírus.

Denúncias de casos de aglomerações podem ser feitas pelos telefones 153 (Guarda Municipal), 190 (Brigada Militar) e 156 (Prefeitura).