Trânsito dos bairros Auxiliadora e Moinhos de Vento é alterado após implantação de faixas exclusivas e ciclovias

Medida amplia para 35,8 quilômetros as faixas de uso exclusivo do transporte público nos horários de pico

Foto: Empresa Pública de Transporte e Circulação/Divulgação

A nova faixa exclusiva e ciclovia dos bairros Auxiliadora e Moinhos de Vento, na Zona Norte de Porto Alegre, estão em operação a partir desta segunda-feira (23). Com isso, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o trânsito da região deve passar por alterações nos períodos de pico.

A faixa azul da avenida Plínio Brasil Milano começa na esquina da rua Carlos von Koseritz e segue pela rua 24 de outubro, no sentido bairro-Centro, até as proximidades da rua Ramiro Barcelos. O trecho prioritário ao transporte coletivo tem 2,4 quilômetros, e vai beneficiar 83 mil pessoas com a aceleração do deslocamento de 17 linhas de ônibus e lotação.

Nesse ano, mais de 16,9 km de faixas exclusivas foram implantados – ampliando para 35,8 quilômetros o total presente na cidade. Fora do horário de pico – entre 6h e 9h e 16h e 20h – o tráfego é liberado a todos os veículos. Também é possível acessar o trecho para realizar uma conversão à rua seguinte, ou para ter acesso a garagens.

Já a ciclovia, que possui 1,4 quilômetro, foi instalada desde o início do trecho até o Parque Moinhos de Vento. Dessa forma, os usuários de bicicletas passam a contar com uma ligação entre a malha da avenida Goethe e as ruas Vasco da Gama, Mariante e Silva Só. Também passa a ser mais fácil a entrada na avenida Ipiranga e na Orla do Guaíba.

Os locais terão um período de acompanhamento e orientação aos usuários por parte dos agentes da EPTC. Haverá reforço nas ações educativas, com a presença de especialistas em fiscalização de trânsito e transporte para instruir sobre o uso adequado do espaço.