Com alta em casos de Covid, Casa de Cultura Mario Quintana adia reabertura de visitações

Medida foi tomada em razão do aumento no número de casos de Covid-19 em Porto Alegre

Foto: Dulce Helfer / Divulgação / CP Memória

A Casa de Cultura Mario Quintana decidiu postergar a reabertura do espaço físico, prevista para esta quinta-feira. A medida decorre do aumento no número de casos de Covid-19 em Porto Alegre. “Reavaliamos nosso cronograma e acreditamos ser mais adequado adiar o retorno, visto que a relação do nosso público com a Casa costuma ser de permanência e convívio próximo, o que nos parece poder tornar-se um potencial risco sanitário aos visitantes e servidores nesse momento”, cita um comunicado desta terça-feira.

Ainda conforme a nota, a obra de adequação do Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) segue em andamento, o que ainda pode causar transtornos aos frequentadores. “Lamentamos ter que adiar nosso desejo de nos reencontrarmos fisicamente e esperamos logo poder anunciar uma nova data de reabertura”, finaliza o texto publicado em redes sociais no início da tarde.

Fechada desde 18 de março, a previsão era de reabrir ao público as bibliotecas Erico Verissimo e Lucília Minssen, a Discoteca Natho Henn, o Jardim Lutzenberger, as salas expositivas, o Quarto do Poeta e o Acervo Elis Regina, com horário de funcionamento reduzido, das 11h às 17h, de terça a domingo.

Virada Sustentável 2020 é mantida

Ainda não há data definida para o retorno das atividades. A programação da Virada Sustentável 2020, na Travessa dos Cataventos, programada para os dias 19 e 20, no entanto, está mantida. A instalação urbana “Eu era Outra Selva”, de Felipe Morozini, vai poder ser visitada no mesmo local. “É um evento totalmente alinhado com as ações da casa, montado ao ar livre e com todos os cuidados para que não haja aglomeração”, explicou o diretor da CCMQ, Diego Groisman.

Números de Porto Alegre

Em Porto Alegre, boletim da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desta terça-feira mostra 1.429 óbitos desde o início da pandemia. Desde ontem, foram contabilizadas 19 mortes apenas na cidade. Desde março, foram mais de 51 mil contaminações.

Além disso, a capital iniciou a semana com índice de ocupação de 89,26% dos 786 leitos disponíveis em UTIs adulto, o que corresponde a 665 pacientes. Entretanto, sozinha, a Covid-19 responde por 1/3 das internações.