Abertura da 29ª Mercopar, a Feira de Inovação Industrial, acontece em Caxias do Sul

Primeira feira de negócios presencial em meio a pandemia terá como destaque na sua programação PIX, as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e a Indústria 4.0

Foto: Eduardo Rocha

Na manhã desta terça-feira (17), no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, aconteceu a abertura da 29ª Mercopar – Feira de Inovação Industrial. O evento, organizado pelo Sebrae RS e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), contou com a participação do Presidente do Sistema FIERGS e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae RS, Gilberto Petry, do Diretor Superintendente do Sebrae RS, André Godoy, do Diretor Técnico do Sebrae RS, Ayrton Ramos, e do Diretor de Administração de Finanças do Sebrae RS, Marco Aurélio Paradeda.

“Essa é a primeira feira que acontece no Brasil dentro de uma realidade de pós ou meio já nos encaminhando ao final desta pandemia, aguardando pelas vacinas. É uma ideia Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com o Sebrae de puxar o Rio Grande do Sul para frente”, destacou Gilberto Petry, presidente do sistema FIERGS. “O nosso objetivo é mostrar o pioneirismo que o estado sempre teve em várias atividades, realizando assim uma feira mesmo nessas condições”, finalizou em coletiva virtual.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o evento que acontecerá entre os dias 17 e 19 de novembro, terá sua realização de forma híbrida. Visitas presenciais ao centro de eventos de Caxias do Sul, com um limite de 1.700 pessoas simultâneas no local, foram autorizadas e serão agendadas em dois turnos, o primeiro sendo das 13h00 até 16h00 e o segundo 16h00 até 20h00. Já o acesso aos eventos da feira através das plataformas digitais da Mercopar é livre e gratuito mediante cadastro do interessado no site.

Protocolos específicos de segurança sanitária foram desenvolvidos especificamente para o evento que será presencial em meio a pandemia. Referências nacionais e internacionais foram consultadas para atender assim todas as obrigatoriedades dos decretos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. “A feira foi planejada para cumprir todos os protocolos sanitários a fim de permitir aos nossos visitantes, expositores e ao próprio staff que trabalha na feira a plena segurança na sua circulação pelo espaço”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae, André Godoy. Estão previstas diversas medidas protetivas desde o momento do credenciamento, com o controle de acessos dos participantes, com o distanciamento necessário, até o encerramento da feira.

O formato híbrido do evento também irá permitir a expansão do público do evento, pois empresários ao redor do mundo poderão participar do mesmo através das plataformas digitais de acesso. “O avanço da tecnologia ajudou muito na organização da feira especialmente porque há limitação no número de expositores presenciais aqui no parque em meio a pandemia. Logo, nós esperamos que o acesso virtual aos eventos da feira, através das plataformas digitais disponibilizadas no nosso site, seja bastante expressivo já que possibilita que mais empresas participem”, projetou Godoy.