Com maiores bancadas, PSOL, PT e PSDB se revezarão na presidência da Câmara de Porto Alegre

Com a renovação de 44% do quórum, saíram na frente as bancadas do PSDB, PSOL e PT

Foto: Ederson Nunes / CMPA

As eleições municipais consolidaram a presença dos partidos mais tradicionais de centro e o fortalecimento da esquerda na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Com a renovação de 44% das 36 cadeiras do parlamento municipal, saíram na frente as bancadas do PSDB – que quadruplicou de tamanho -, PSOL e PT.

Na atual legislatura, somente um tucano faz parte do quórum: Ramiro Rosário, que acabou reeleito nesse domingo (15). Outros três membros da sigla assumem no ano que vem: Moisés Barboza (que cumpriu três anos de mandato na vaga de Rosário enquanto o político era secretário municipal), Gilson Padeiro e Kaka D’ávila.

Também chama a atenção do desempenho do PSOL, que teve os dois vereadores mais votados da cidade: Karen Santos e Pedro Ruas. Também se elegeram pela sigla Matheus Gomes e Roberto Robaina. O PCdoB, que não tinha nenhuma vaga, agora tem duas: Daiana Santos e Bruna Rodrigues.

O PT elegeu o mesmo número de candidatos, mas teve mudanças significativas nos nomes escolhidos pela população. Deixam a Câmara em 2021 políticos conhecidos de Porto Alegre, como Adeli Sell e Marcelo Sgarbossa, que dão lugar a Jonas Reis, Leonel Radde e Laura Sito. Aldacir Oliboni foi o único reeleito no partido.

Por outro lado, o MDB – que tem a maior bancada da Câmara atualmente – verá sua participação encolher de cinco para três. Cezar Schirmer, Idenir Cecchim e Lourdes Sprenger estão eleitos. Esse é o mesmo número de vereadores pelo PTB: Psicóloga Tanise Sabino, Hamilton Sossmeier e Giovane Byl.

Representatividade

O perfil para a Câmara de Porto Alegre também muda. Em 2016, apenas quatro mulheres foram eleitas (Comandante Nádia, Mônica Leal, Sofia Cavedon e Fernanda Melchionna) e somente um vereador era negro (Tarciso Flecha Negra). Na próxima legislatura, a presença feminina será triplicada – chegando a 30% do total de parlamentares.

Cinco eleitos são negros: Laura Sito (PT); Daiana Santos e Bruna Rodrigues (PCdoB); Matheus Gomes (PSOL) e Karen Santos, do mesmo partido – ela que já estava no plenário desde 2018 na vaga de Fernanda Melchionna, eleita deputada federal.

Presidência

A presidência da Câmara de Vereadores da Capital será alternada por representantes dos partidos com as maiores bancadas. Ou seja: PSOL, PT e PSDB – que tem quatro parlamentares cada – vão comandar as sessões, por um ano cada. O último ciclo será disputado por MDB e PTB, que garantiram três cadeiras.

Confira a lista de vereadores eleitos em Porto Alegre

Aldacir Oliboni (PT)
Alexandre Bobadra (PSL)
Alvoni Medina (Republicanos)
Bruna Rodrigues (PCdoB)
Cassiá Carpes (PP)
Cezar Schirmer (MDB)
Cláudia Araújo (PSD)
Claudio Janta (Solidariedade)
Comandante Nadia (DEM)
Daiana Santos (PCdoB)
Felipe Camozzato (Novo)
Fernanda Barth (PRTB)
Ferronato (PSB)
Gilson Padeiro (PSDB)
Giovane Byl (PTB)
Hamilton Sossmeier (PTB)
Idenir Cecchim (MDB)
Jesse Sangalli (Cidadania)
Jonas Reis (PT)
José Freitas (Republicanos)
Kaka D’ávila (PSDB)
Karen Santos (PSOL)
Laura Sito (PT)
Leonel Radde (PT)
Lourdes Sprenger (MDB)
Marcio Bins Ely (PDT)
Mariana Pimentel (Novo)
Matheus Gomes (PSOL)
Mauro Pinheiro (PL)
Mauro Zacher (PDT)
Moisés Barboza (PSDB)
Mônica Leal (PP)
Pedro Ruas (PSOL)
Psicóloga Tanise Sabino (PTB)
Ramiro Rosário (PSDB)
Roberto Robaina (PSOL)