Bolsonaro fala em lutar por voto impresso nas eleições de 2022

Presidente critica voto em urna eletrônica, usada no Brasil desde as eleições municipais de 1996

Foto: Isac Nóbrega / PR / CP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, em transmissão pelas redes sociais, que vai mergulhar no próximo ano no Congresso para aprovar uma proposta que estabeleça o voto impresso para as eleições 2022.

“Nós temos sim, está bastante avançado o estudo, a gente quer no ano que vem, mergulhar na Câmara e no Senado para que a gente possa realmente ter um sistema eleitoral confiável em 2022”, disse ele.

Segundo Bolsonaro, há uma proposta de emenda constitucional, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), que pode ser aproveitada para o retorno do voto impresso. “É a maneira que temos de auditar, contar os votos de verdade aqui”, disse ele, ao reforçar que vai avaliar o que ocorre em outros países.

O presidente critica o voto em urna eletrônica, usada no Brasil desde as eleições municipais de 1996. Em março, ele disse que pretendia apresentar “em breve” evidências de que venceu as eleições de 2018 já no primeiro turno, sem nenhum tipo de fraude.

“E nós temos não apenas palavra, nós temos comprovado, brevemente eu quero mostrar, porque nós precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos. Caso contrário, passível de manipulação e de fraudes”, afirmou em um evento em Miami na época.