França: brasileira está entre as vítimas de ataque em Nice

Atentado terrorista em basílica deixou ao menos três mortos nesta quinta-feira

O Ministério das Relações Exteriores comunicou, na noite desta quinta-feira, que a brasileira Simone Barreto Silva, de Salvador, nascida na Bahia, é uma das três vítimas fatais do ataque terrorista que ocorreu, nesta quinta-feira, na França. Duas mulheres e um homem foram mortos por um tunisiano que invadiu a basílica Notre-Dame de l’Assomption, em Nice. Simone, de 44 anos, era mãe de três filhos, segundo a pasta.

“O Brasil expressa seu firme repúdio a toda e qualquer forma de terrorismo, independentemente de sua motivação, e reafirma seu compromisso de trabalhar no combate e erradicação desse flagelo, assim como em favor da liberdade de expressão e da liberdade religiosa em todo o mundo”, cita um trecho da nota do Itamaraty.

Conforme o Ministério, o Consulado-Geral em Paris presta assistência consular à família da cidadã brasileira vítima do ataque terrorista.

A outra vítima identificada é Vincent Loques, funcionário da basílica. Segundo jornais locais, duas vítimas foram mortas dentro da igreja. A terceira, Simone, buscou proteção, já ferida, em um comércio próximo, mas não resistiu.

Alerta máximo
O autor do ataque, baleado pela polícia, segue internado em estado grave. O homem, cujo nome ainda não é revelado, tinha consigo uma carteira da Cruz Vermelha, italiana apesar de ser tunisiano.

Autoridades antiterrorismo do país já abriram um inquérito por assassinato e tentativa de assassinato. O presidente, Emmanuel Macron, visitou Nice e elevou a nível máximo o alerta em todo o país.