Alta da ração vai encarecer carne de frango

Consumidor poderá pagar até 25% a mais pelo produto

Foto: Divulgação

A alta nos preços da ração animal vai impactar no preço da carne de frango, que deve chegar ao consumidor com aumento entre 20 e 25% de forma escalonada a partir dos próximos dias. O mesmo deve ocorrer com as aves natalinas, vendidas para as ceias de fim de ano.

Dados da Associação Gaúcha de Avicultura apontam que houve aumento de 99,5% no preço do milho e de 110% no farelo de soja nos últimos 12 meses.

Na terça-feira, o indicador do milho ESALQ/BM&FBovespa atingiu R$ 81,48 pela saca de 60 quilos, recorde real da série histórica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

A indústria do setor projeta uma queda de 10% no ritmo de produção.
A avaliação é de que a retirada das taxas de importação de soja e milho ainda não repercutiram no mercado.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, algumas empresas iniciaram o descarte antecipado de matrizes. O dirigente alega que as exportações de milho são menores que as de 2019 e que não houve quebra de safra. “O milho começou a subir sem nenhuma razão, salvo por especulação”, afirma.

O setor espera a retirada dos encargos de PIS/Cofins sobre as importações, possibilidade que foi sinalizada pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em reunião com lideranças da indústria de carnes. Também está em estudo a criação de uma linha de crédito para armazenagem de grãos.