Escolas de Porto Alegre registram 77 casos de Covid-19 desde a retomada das atividades presenciais

Cinco crianças matriculadas na rede municipal foram diagnosticadas com a doença

Foto: Alina Souza/Correio do Povo

Ao menos 77 pessoas – entre professores, alunos e funcionários – foram diagnosticadas com a Covid-19 desde a liberação das atividades presenciais nas escolas municipais e comunitárias de Porto Alegre. O balanço, divulgado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), leva em consideração os testes positivos desde 27 de setembro, quando foram reabertos alguns refeitórios. Cinco dos pacientes eram crianças.

Outras 103 pessoas foram submetidas a testes, que tiveram resultado negativo. A maior média de infecções foi registrada na semana passada – marcada pelo retorno dos estudantes matriculados em turmas de Educação Infantil. Segundo a Smed, foram 25 resultados positivos no período.

Os dados foram obtidos junto a 309 escolas, sendo 99 delas administradas pela Prefeitura e 210 comunitárias. Até agora, somente 33 instituições municipais estão realizando aulas presenciais, e há registro de infecções por Covid-19 também naquelas onde o expediente continua acontecendo somente por meio de videoconferência.

ESCOLAS ABERTAS NÚMERO DE CASOS
Ens. Fundamental (rede municipal) 6 casos
Ed. Infantil (rede municipal) 16 casos
Escolas Comunitárias 24 casos

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

ESCOLAS FECHADAS NÚMERO DE CASOS
Ens. Fundamental (rede municipal) 15 casos
Ed. Infantil (rede municipal) 15 casos
Escolas Comunitárias 6 casos

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre

Adesão aumenta

As escolas permaneceram com os corredores praticamente vazios nos primeiros dias após a retomada. Entretanto, a adesão dos estudantes ao formato presencial vem aumentando aos poucos. A Prefeitura estima que 3,5 mil alunos já estejam frequentando as salas de aula normalmente – sendo a maior parte deles crianças da Educação Infantil.

Já foram reiniciadas, também, as atividades para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na primeira semana de novembro, as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e dos dois primeiros anos do Ensino Médio também passam a fazer parte do plano de aulas presenciais.