Covid: Ministério da Saúde garante busca a vacina que ficar pronta primeiro

Aprovação das doses depende da Avisa

Foto: Instituo Galameya / Divulgação / CP

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou nesta sexta-feira que a pasta conversa com todos os desenvolvedores de possíveis vacinas contra a Covid-19 para ter o acesso imediato ao primeiro imunizante disponível. “A vacina que ficar pronta primeiro será, com certeza, uma opção para adquirirmos, de acordo com a legislação brasileira”, destacou.

Franco lembra que as parceiras firmadas pelo governo federal com a iniciativa Covax Facility e com a Oxford/AstraZeneca devem possibilitar o acesso a 140 milhões de doses de vacina no primeiro semestre de 2021.”Permanecemos em contatos bilaterais não só com o Instituto Butantan, como também com outros institutos nacionais que buscam parcerias com laboratórios internacionais. Buscamos abrir oportunidade para abrir acesso o quanto antes a uma vacina segura e eficaz”, completou Franco.

O secretário reforça ainda que a aprovação de qualquer uma das vacinas depende da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Nossa intenção é proporcionar o acesso a uma vacina segura à população brasileira”, acrescentou.