Comissão processante do impeachment de Marchezan toma primeiro depoimento

Com sessão plenária nesta quarta, oitivas serão retomadas na quinta-feira

Roger Fischer, advogado do prefeito. Foto: oto: Jeannifer Machado/CMPA

Ocorreu, na tarde desta terça-feira, o primeiro depoimento de defesa do processo de impeachment contra o prefeito Nelson Marchezan Jr. (PSDB), na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro/RS), Fernando Silveira, falou sobre o processo licitatório e as peças publicitárias produzidas durante a pandemia. Ele declarou ter considerado normal o processo. A testemunha havia sido inquirida pela comissão e pelo advogado de defesa, Roger Fischer.

Silveira disse que teve conhecimento dos fatos (contratação da campanha) porque o sindicato acompanha processos de maior impacto no mercado publicitário local, inclusive promovendo análise prévia dos editais com o departamento jurídico da entidade. O objetivo é evitar que as agências associadas sofram prejuízo.

Como nesta quarta-feira a Câmara vai ter sessão plenária, os próximos depoimentos só ocorrem na quinta-feira, adiantou o presidente da Comissão, vereador Hamilton Sossmeier (PTB). Ele ainda informou o cancelamento da oitiva do ex-secretário de Comunicação de Porto Alegre, Orestes de Andrade Jr., agendado para as 10h de quinta-feira, sendo mantidas as de Tarso Boëlter, ex-presidente do Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (DEP), e do deputado federal Mauricio Dziedrick (PTB).

O relator da Comissão, vereador Alvoni Medina (Republicanos), avaliou o depoimento. “Na oitiva desta terça-feira ocorreu tudo dentro da normalidade. Sem imprevistos ou problemas técnicos. Foi possível ouvir o depoimento do publicitário Fernando Silveira, agora as próximas serão na quinta e sexta”, afirmou.

A fala do publicitário havia sido interrompida por problemas técnicos, nessa segunda-feira.