Bulhões toma posse como novo reitor da Ufrgs

Reitor deve visitar todas as unidades acadêmicas da universidade nos primeiros dias de agenda

Foto: Ufrgs / Divulgação / CP

O professor Carlos André Bulhões tomou posse hoje no cargo de reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para o período de 2020 a 2024. Entre as primeiras providências, ele cita atos normativos necessários para que a Universidade siga as rotinas de forma tranquila. O termo de posse da nova vice-reitora, professora Patricia Pranke, vai ser efetivado em 29 de setembro, conforme orientação do Ministério da Educação.

A agenda prevista para os primeiros dias contempla visitas a todas as unidades acadêmicas, informou Bulhões. Segundo o reitor, o início dos trabalhos da nova gestão vai ser marcado por muito diálogo e algumas modificações estratégicas na estrutura organizacional. “A soma da expertise do quadro funcional que permanece e dos novos colaboradores da Administração Central busca seguir a trajetória de excelência da Ufrgs”, apontou Bulhões.

Na terça-feira, dia 22 de setembro, toma posse a alta administração da Universidade – pró-reitores, vice-pró-reitores e diretores de departamento.

O mandato de Bulhões é de quatro anos e dividiu opiniões na comunidade acadêmica já que o professor era o terceiro, e último, colocado na consulta realizada entre os demais educadores e alunos da Ufrgs. Os estudantes chegaram a protestar contra a nomeação dele, pelo presidente Jair Bolsonaro, na semana passada.

O principal articulador da escolha, que contrariou a lista tríplice indicada pela Universidade, foi o deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS). O parlamentar sugeriu o nome de Carlos Bulhões para o presidente Bolsonaro e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Brasília.