Estudantes da Ufrgs fazem protesto contra nomeação de Carlos Bulhões

Professor teve o nome escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para o cargo de reitor até 2024

Foto: Alina Souza/CP

Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) se reuniram, no início da tarde desta quinta-feira, para protestar contra a nomeação do professor Carlos Bulhões como novo reitor da instituição. O ato, convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), começou em frente à reitoria e seguiu com caminhada pelas ruas centrais de Porto Alegre.

Nessa quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor como novo reitor da Ufrgs para um mandato que vai até 2024. A decisão aparece no Diário Oficial da União (DOU) de ontem.

Bulhões ficou em terceiro na lista tríplice de candidatos a reitor da universidade, enviada ao Ministério da Educação depois de uma consulta a estudantes, servidores e professores. Os estudantes veem a indicação presidencial como “uma intervenção política” na Ufrgs e um retrocesso, já que o professor “não conta com o apoio da comunidade acadêmica”.

A consulta à comunidade acadêmica ocorreu em 14 de julho. Os atuais reitor e vice-reitora da Ufrgs, Rui Oppermann e Jane Tutikian, venceram o pleito. Em segundo lugar, ficou a chapa de Karla Maria Müller e Cláudia Wasserman. Já Carlos André Bulhões e Patrícia Helena Lucas Pranke ficaram na terceira posição.

Bulhões, que atua na universidade, deve tomar posse no cargo em 21 de setembro.