Chuva deste sábado provoca alagamentos em Porto Alegre

Motoristas redobraram a atenção no trânsito por causa do acúmulo de água provocado pela chuva da madrugada em Porto Alegre

Na próxima semana, deve haver muita chuva e temporais no Rio Grande do Sul | Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo
Na próxima semana, deve haver muita chuva e temporais no Rio Grande do Sul | Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

A chuva forte que atingiu Porto Alegre, na madrugada de sábado, causou diversos pontos de alagamento na zona Norte da cidade. A instabilidade deixou as avenidas Sertório e Farrapos, na zona Norte, e avenidas Bento Gonçalves e João Pessoa, na zona Leste, com muito acúmulo de água. Os motoristas tiveram que redobrar a atenção porque a água cobria a via e alguns pontos eles foram obrigados a reduzir a velocidade. As informações são da reportagem do Correio do Povo, que percorreu os principais pontos da Capital durante a manhã.

Alguns condutores, chegaram a ligar o pisca alerta em função da forte instabilidade. A avenida Bento Gonçalves, na região do bairro Agronomia, também apresentou trechos com muita água o que fez com que os motoristas vindos da rodovia RS 040, em Viamão, acabassem por diminuir a velocidade próximo do colégio Aplicação da UFRGS.

Na Sertório com a rua Joaquim Silveira, a faixa da direita apresentava um acúmulo de água. No entanto, os motoristas acabavam por reduzir a velocidade para passar no trecho. Na estação Fátima da Trensurb, os condutores foram surpreendidos com a água na pista, no sentido para Porto Alegre. No começo da manhã de sábado, a circulação de carros também ficou lenta no cruzamento da Estrada João de Oliveira Remião com a avenida Bento Gonçalves. Na avenida Aparício Borges, próximo da rua Pedro Boticário, em função da via alagada, os motoristas foram obrigados a trafegar com velocidade reduzida.

Pessoas buscam abrigo

Nas agências da Caixa Econômica Federal da rua do Andradas e da avenida Assis Brasil, as pessoas que foram receber o auxílio emergencial e o saque emergencial do FGTS trataram de se proteger da chuva que alguns momentos da manhã de sábado ficou forte. Tanto na rua dos Andradas quanto na avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico, muita gente ficou embaixo das marquises para se proteger da instabilidade e do frio. A madrugada de sábado foi de chuva forte e trovoadas que perduraram até o começo da manhã.

Previsão de chuva

Na próxima semana, deve haver muita chuva e temporais, com risco, inclusive, de granizo no Rio Grande do Sul. De acordo com a MetSul Meteorologia, as áreas mais atingidas devem ser as regiões Centro e Nordeste do Estado. A Defesa Civil de Porto Alegre alertou para a possibilidade de que a chuva acumulada entre o sábado e a segunda-feira. O volume deve ser, de aproximadamente, 100mm. Há o risco da chuva provocar alterações na mobilidade e na rotina da população. O alerta tem base em aviso meteorológico da sala de situação da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).