Setor de eventos aguarda definição do governo para retomada no RS

Expectativa é que protocolos estejam definidos a partir da semana que vem

Foto: Ricardo Giusti/CP

Após quase seis meses de suspensão das atividades, o setor de eventos do Rio Grande do Sul segue aguardando pelo posicionamento do governo estadual para iniciar um processo de retomada. A interlocução entre representantes do segmento e o Executivo vem ocorrendo através da coordenação do Grupo Live Marketing RS, que reúne mais de 300 empresas da área.

De acordo com um dos coordenadores do grupo, Rodrigo Machado, da Opinião Produtora, a expectativa é que os protocolos para o setor estejam definidos a partir da semana que vem. “A maioria do nosso setor, pelo menos 85%, está envolvida com eventos pequenos e pode voltar a trabalhar, então a gente consegue garantir um retorno seguro”, comenta.

Além disso, Machado enfatizou que em uma pesquisa realizada em conjunto com o Sebrae, o Grupo constatou que 90% das empresas dependem de até R$ 200 mil para “se resolver” na pandemia. “São muitas empresas pequenas e a gente voltando nas condições que estamos propondo, começa a resolver o contexto… De alguma forma temos que começar”, salienta.

Machado ainda lembra que o segmento gera pelo menos 500 mil empregos no Rio Grande do Sul. As primeiras reuniões foram feitas com o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal, ainda em maio. “Explicamos que o leque de eventos é muito grande, não podemos comparar um show no Araújo Vianna, com lugar marcado, a um show em um estádio de futebol com 50 mil pessoas”, exemplifica.

Necessidades
Por conta das características de cada atuação, Machado explica ter sido necessário um trabalho intenso para diferenciar quais as necessidades de cada empresa. “Foram meses de um trabalho exaustivo e muita dor, empresas fechando, gente passando fome”, lamenta. Há duas semanas, o Grupo apresentou o protocolo definitivo diretamente para o governador Eduardo Leite e agora o momento é de espera por uma definição por parte do Executivo.

Em uma reunião, realizada no fim da tarde desta quinta-feira com o Comitê de Dados, a Secretaria Estadual de Saúde e a Secretaria de Planejamento, os envolvidos buscaram uma solução definitiva. “A intenção é que segunda-feira os protocolos já estejam disponíveis no portal do Distanciamento Controlado e, com isso, muitas coisas já podem começar a funcionar, obviamente nas bandeiras amarela e laranja”, detalha.