Comércio vai insistir em flexibilizações depois de registrar alta nas vendas em Porto Alegre

Setor quer operar aos sábados e ampliar horário de funcionamento

Foto: Alina Souza/CP

Na terceira semana de lojas abertas, o comércio não essencial de Porto Alegre registrou um aumento de 50% nas vendas, segundo levantamento realizado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, a CDL-POA. O índice animou os lojistas de shopping, de centros comerciais e de rua que querem permanecer abertos mais tempo.

Na reunião que terão nesta terça-feira com o prefeito Nelson Marchezan Júnior, os empresários do setor varejista vão defender a proposta de abrir aos sábados e ampliar o funcionamento das lojas para oito horas por dia. Para comércio de rua, a proposta é de que funcione das 10h às 18h. No caso dos shoppings, das 12h às 20h. Para o setor de alimentação, a sugestão é de que operem das 12h às 22h. Não há pedido para abertura aos domingos.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, disse que a expectativa do setor é que a prefeitura aceite a proposta. “Os lojistas adotaram todas as medidas de segurança para clientes e funcionários e podem funcionar por horário mais prolongado”, destacou. Piva afirmou ainda que o setor está otimista com o crescimento das vendas dos últimos dias.

No sábado, a fiscalização da prefeitura de Porto Alegre autuou 13 lojas em desacordo com o decreto municipal. Os agentes multaram estabelecimentos localizados nos bairros Centro, Independência, Passo D’Areia e regiões das avenidas Azenha e Assis Brasil.

Estabelecimentos que vendem artigos não essenciais podem, hoje, abrir as portas exclusivamente de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. Nos shoppings, podem funcionar entre 12h e 19h. Já o setor de alimentação pode operar entre 11h e 17h, nos mesmos dia da semana.