Ocupação de leitos por pacientes de Covid em estado grave se estabiliza em Porto Alegre

Pico se registrou na segunda-feira retrasada

Foto: Mauro Schaefer / CP

O número de pacientes necessitando de atendimento médico intensivo em Porto Alegre, em razão do coronavírus, manteve estabilidade na segunda quinzena de agosto. Nesta terça-feira, há 368 pessoas com sintomas da doença em atendimento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou aguardando por um leito dessa modalidade. O pico de internações ou espera por leitos é de 393 pacientes, registrado em 17 de agosto, segunda-feira retrasada.

Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as UTIs atendem 310 pacientes confirmados para a Covid-19 e outros 45 com suspeita em leitos de tratamento intensivo. Também há 13 internados em emergência, já com a doença confirmada e esperando remoção para UTI.

A lotação média das 17 UTIs da cidade era de 88,49% na tarde desta terça. O hospital Moinhos de Vento segue com lotação máxima, com 35 pacientes com sintomas da doença e três aguardando atendimento em UTI.

A soma de pessoas em leitos de UTI com sintomas de Covid (323) representa 43,82% dos dos 737 pacientes internados em razão de todos os tipos de enfermidades. Recebem ventilação mecânica fora da UTI, 16 pacientes e outros 24, com outras doenças, seguem aguardando vaga de terapia intensiva.