Lojistas reclamam que liberação em POA é mais restrita que a estadual

Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre ainda pontua pouco tempo para planejar operação após fim do decreto, em 16 de agosto

Decreto da Prefeitura restringe atuação de lojistas em Porto Alegre | Foto: Mauro Schaefer/CP
Foto: Mauro Schaefer/CP

O decreto autorizando a operação do comércio não essencial em Porto Alegre foi comemorado, mas visto com ressalvas pelos lojistas. O texto foi assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior nessa segunda-feira. De acordo com a medida, os estabelecimentos do setor podem abrir entre quarta e sexta-feira, das 10h às 17h.

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) apontou que o decreto municipal é mais restrito que o regramento estadual do Distanciamento Controlado. O empresário Írio Piva lembrou que, na bandeira vermelha, o comércio poderia funcionar em quatro dias por semana, e não em apenas três, conforme definiu a Prefeitura. “Primeiro, não se adapta ao decreto estadual; dá margem para uma nova interpretação da Justiça”, pontuou. “Eu vejo vários problemas aí neste sentido”, destacou Piva.

Lojistas buscam flexibilizações

Para a CDL, a validade do decreto também dificulta o planejamento das empresas. Os horários definidos pela Prefeitura seguem vigentes, pelo menos, até o domingo (16). Para a próxima semana, ainda não há definição. O presidente da entidade defende que o setor siga negociando e propondo alternativas para obter mais flexibilizações. “Mas nós não vamos desistir. Vamos continuar discutindo este assunto para ver se a gente consegue uma solução que possa atender as partes”, sustentou o representante dos lojistas. “Até porque estes dias muito reduzidos acabam levando, muitas vezes, as pessoas à corrida às compras e criando aglomeração”, completou Írio Piva.

O decreto impõe restrições a outros setores, além do comércio. O setor de serviços tem funcionamento permitido de segunda a sexta-feira, entre 9h e 16h. Os estabelecimentos de alimentação, como restaurantes e bares, podem abrir também de segunda a sexta, entre 11h e 17h.