FreeWay: praça de pedágio muda de local em Gravataí, a partir de sábado

Já a de Santo Antônio da Patrulha passa a ter cobrança em ambos os sentidos, km 19

Foto: Divulgação/CCRViaSul

Previstas desde a assinatura do contrato de concessão, as mudanças nas praças de pedágio da BR-290 (FreeWay), administradas pela CCR Via Sul em Gravataí, na região Metropolitana, e Santo Antônio da Patrulha, no litoral Norte, vão entrar em vigor a partir de sábado.

A praça de Gravataí muda de local: sai do km 77 e vai para o km 60. Já a de Santo Antônio da Patrulha passa a ter cobrança em ambos os sentidos, km 19.

Para auxiliar os usuários, a empresa vai começar, nesta quarta, a chamada Operação Branca nesses pedágios: veículos que passarem pelas praças serão abordados e os condutores avisados das alterações.

Além disso, nesse período, as equipes farão os últimos treinamentos práticos, ajustando as transações e o sistema de arrecadação. A operação segue até o começo da cobrança oficial.

Razões

A mudança de local em Gravataí, reivindicação antiga dos moradores da cidade, vai desafogar o tráfego das vias municipais no deslocamento para a capital.

Já em Santo Antônio, com a bidirecionalidade, a tarifa cai pela metade, de R$ 9,20 para R$ 4,60 em ambos os sentidos. Hoje, só paga pedágio quem segue em direção ao litoral.

Ao todo, serão 25 cabines em funcionamento em ambas as praças, entre bidirecionais, mistas e com cobrança automática.

Em Santo Antônio, esse número representa um acréscimo de 9 cabines em relação às 16 atualmente em operação no local.

Para a cobrança automática, a CCR Via Sul aceita tags das operadoras Veloe, SemParar, MoveMais, C6Bank e ConectCar. Para se informar sobre como contar com o serviço, o usuário deve contatar a empresa fornecedora.

A concessionária pede atenção especial dos condutores que passarem pela praça de Santo Antônio. Em direção a Porto Alegre, vai ser preciso desacelerar e parar na cancela, o que atualmente não ocorre.

Para informações e emergências, usuários podem acionar o Disque CCR ViaSul: 0800 000 0290.