Empresas sugerem retomada das atividades nesta semana em Porto Alegre

Plano de retomada por escalas feito pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior foi rejeitado pelas entidades empresariais da Capital

Plano de retomada é negociado entre a Prefeitura e as empresas | Foto: Alina Souza/CP
Plano de retomada é negociado entre a Prefeitura e as empresas | Foto: Alina Souza/CP

Entidades empresariais de Porto Alegre apresentaram, nesta terça-feira, uma contraproposta ao plano de reabertura (confira os detalhes) de estabelecimentos sugerido pela Prefeitura da Capital. O roteiro da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) prevê o início da retomada da atividade econômica na quinta (6). A construção civil e a indústria seriam as primeiras a retornar.

Na sexta (7), voltariam a funcionar estabelecimentos comerciais localizados em ruas, shoppings e galerias. Os serviços de alimentação, por sua vez, reabririam no sábado (8). A última etapa de liberação seria na segunda-feira da próxima semana (10), com a abertura dos serviços em geral.

Sugestão da Prefeitura

Um dos planos da Prefeitura era fazer uma escala de funcionamento. A cada duas semanas de abertura, haveria uma de fechamento. Um dos diretores da ACPA, Eduardo Oltramari, avalia que a proposta não é eficiente. “Nós já estamos penalizados. Já estamos com uma situação bastante confusa, bastante crítica”, pontuou. “O que nós temos que fazer é desenvolver uma retomada segura, responsável, planejada… Em sintonia com todos os procedimentos protocolares de preservação da vida, com critérios de sanidade”, sustentou Oltramari.

As empresas garantem que os setores liberados vão cumprir as regras de distanciamento, como a que prevê mesas afastadas em restaurantes e escalas de funcionários no serviço. No dia 24 de agosto, haveria uma reavaliação dos resultados da liberação. O diretor da ACPA se diz confiante na compreensão da Prefeitura em torno da proposta da entidade.


Detalhes da contraproposta das empresas:

SETOR DA ECONOMIA DATA DA RETOMADA DIAS DE FUNCIONAMENTO HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Construção civil e indústrias Quinta, 6 de agosto De segunda a sexta Das 07h às 17h
Comércio em geral Sexta, 7 de agosto De segunda a sábado Das 9h às 16h
Comércio em shoppings e galerias Sexta, 7 de agosto De segunda a segunda Das 12h às 20h
Restaurantes, lanchonetes e bares Sábado, 8 de agosto De segunda a segunda Das 11h às 20h
Serviços em geral Segunda, 10 de agosto De segunda a sexta Das 10h às 15h