Sexta etapa de pesquisa que estima infectados pela Covid no RS ocorre no fim de semana

A partir deste sábado, 4,5 mil testes rápidos devem ser aplicados em nove cidades gaúchas

Pesquisa da UFPel realiza testes de anticorpos na população | Foto: Daniela XU/UFPel
Foto: Daniela XU/UFPel

Lançada em início de abril, a pesquisa que busca estimar o número de pessoas que já contraíram o coronavírus no Rio Grande do Sul chega à sexta rodada, neste fim de semana. A partir deste sábado, 4,5 mil testes rápidos devem ser aplicados em nove cidades gaúchas, acompanhados de uma entrevista breve sobre ocorrência de sintomas, busca por assistência médica e rotina das famílias em relação às medidas de distanciamento social.

Encomendado pelo governo estadual junto à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o estudo, com a participação de mais 11 universidades públicas e privadas, mapeia os casos da doença e acompanha a velocidade de disseminação do contágio.

Avanço da Covid

Os resultados da última rodada, divulgados no fim de junho, já identificaram o avanço da pandemia. Na oportunidade, o estudo estimou cerca de 53 mil pessoas, o equivalente a 0,47% da população gaúcha, com anticorpos para a doença. O dado representa um gaúcho infectado para cada 214 habitantes.

Na tarde desta sexta, a Secretaria Estadual da Saúde confirmou que o número de pessoas que testaram positivo para a Covid já passa de 57 mil – 30 mil a mais que em 1º de julho, quando foram divulgados os resultados da quinta etapa.

A fase mais recente da pesquisa apontou, ainda, queda no índice de isolamento social, de um mês para o outro, ao estimar que apenas 12,7% dos entrevistados alegaram estar sempre em casa. No final de maio, eram 14,5%.

Além da etapa deste fim de semana, o cronograma prevê mais duas rodadas: a sétima deve acontecer de 22 a 24 de agosto, e a oitava, de 26 a 28 de setembro.

Entenda

Até segunda-feira, o objetivo é visitar 500 domicílios em cada cidade. A lista abrange Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Porto Alegre, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Uruguaiana. A seleção das residências e dos moradores ocorre por meio de um sorteio aleatório, utilizando os setores censitários do IBGE como base.

Para a realização do exame, o entrevistador coleta uma gota de sangue da ponta do dedo do participante. A amostra é analisada pelo aparelho de testes em aproximadamente 15 minutos.