Vendas no RS: indústria em alta, atacado estável e varejo em baixa

Resultados são da 18ª semana de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019; no acumulado deste ano, vendas da indústria caíram 11%

Indústria de automóveis apresentou maior queda nas vendas em 2020 | Foto: Arquivo
| Foto: Arquivo

A Receita Estadual atualizou as movimentações econômicas da semana no Rio Grande do Sul. Os dados são calculados com base na arrecadação do ICMS na comparação entre 2019 e 2020. Na semana entre 11 e 17 de julho, a indústria apresentou os melhores resultados. As vendas do setor foram 9% maiores em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto o atacado permaneceu com os resultados estáveis, o varejo observou queda de 5% nas vendas no recorte de tempo estabelecido.

Confira os detalhes de cada setor:

Indústria

Apesar das vendas crescentes nas últimas duas semanas, o acumulado da indústria em 2020 é de resultados negativos. Os números foram puxados para baixo durante o período de maior restrição de atividades econômicas em razão da pandemia de Covid-19. Na última semana de março, a queda do setor foi de 23% em relação a 2019. No início de abril, o indicador esteve em baixa de 41%.

Os números foram melhorando paulatinamente, mas ainda não o suficiente para bater as vendas do ano passado. De março a julho deste ano, a indústria faturou 11% a menos em comparação com o mesmo período de 2019.

No detalhamento por atividade, o meio rural tem os melhores números da indústria. Os cinco setores que mais venderam são os de arroz, suínos, trigo, leite e bovinos. Na ponta de baixo, o menor saldo de vendas é indústria coureiro-calçadista, seguida de veículos, metalurgia, têxteis e móveis.

Atacado e varejo

O atacado contraria o mau momento da economia enfrentado pela indústria. Das dezoito semanas monitoradas, o setor só vendeu menos em três. No acumulado do ano, apresenta uma leve alta de 1%. O varejo, por sua vez, é o com os piores indicadores. Apenas em duas semanas o setor vendeu mais do que em 2019. No total de 2020, as vendas renderam 13% menos.

Na medição da Receita Estadual, a arrecadação de ICMS também caiu no paralelo entre o ano passado e este ano. Foram R$ 19,6 bilhões entre janeiro e a primeira quinzena de julho de 2019. Já no mesmo período de 2020, o ingresso do imposto nos caixas do governo foi de R$ 18,26 bilhões, queda de 6,8%. O relatório completo pode ser acessado no site do órgão.