Covid: gabinete de Capoani registra segunda morte em função do vírus na Assembleia

Helias Peres ficou 20 dias internado no Hospital da Ulbra, em Canoas

Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação/AL

A Assembleia Legislativa registrou, nesta sexta-feira, a segunda morte em função do novo coronavírus. O assessor parlamentar Helias Peres, de 58 anos, era assessor de gabinete do deputado Gilberto Capoani (MDB). É o segundo óbito pela Covid na equipe do parlamentar. Na terça, o ex-prefeito de Fontoura Xavier, Odolir Malacarne, de 62, que também era funcionário da equipe de Capoani, morreu após um período de internação em Passo Fundo.

No começo da tarde, o emedebista emitiu nota lamentando o óbito. “É com imensa tristeza e pesar que comunicamos o também falecimento do nosso assessor parlamentar Helias Peres. Mais um colega e amigo, vítima do Coronavírus. Agradecemos pelo seu empenho e dedicação prestados todos esses anos. Nosso gabinete se solidariza com familiares, esposa e filho, amigos e colegas por esta irreparável perda”, consternou-se.

Helias Peres ficou 20 dias internado no Hospital da Ulbra, em Canoas. Prestes a completar 40 anos de Assembleia Legislativa, Peres já teve passagens pelo gabinete do então deputado Márcio Biolchi (MDB).

Com cerca de 1,3 mil servidores, o Legislativo prorrogou as restrições de acesso ao prédio até 7 de agosto. A medida vale para sessões e reuniões presenciais das comissões. Desde o fim de março, a casa legislativa adotou o teletrabalho e mantém apenas atividades essenciais, com a presença mínima de servidores e parlamentares. O Parlamento também já definiu regras de distanciamento para frear o contágio do vírus. Hoje, o limite de assessores presenciais por gabinete é de três pessoas.

Dentre os 55 deputados, Sebastião Melo (MDB) e Airton Lima (PL) já testaram positivo. Outros servidores da Casa também já foram infectados pela doença.