Com recorde de 238 em UTIs, Porto Alegre atinge 5 mil casos de Covid-19

Em duas semanas, número de óbitos pela doença dobrou na cidade

Porto Alegre superou, na noite desta terça-feira, a marca de 5 mil casos confirmados de Covid-19. O primeiro paciente teve o diagnóstico confirmado em 10 de março. Só nas últimas duas semanas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contabilizou mais de 1,5 mil contaminações. Já o número de mortes dobrou. Eram 92, em 30 de junho, contra 184, na noite de hoje. Só entre ontem e hoje, foram computadas 23 mortes.

Também nesta terça, a capital voltou a bater recorde de pacientes internados em UTIs já com quadro confirmado de infecção pelo coronavírus. Há 238 pessoas nessa situação. Mais 40 doentes, com sintomas de infecção gripal, recebem atendimento em estado grave, à espera do laudo.

Dos 5.031 pacientes que contraíram o coronavírus. 2.807 se recuperaram. De ontem para hoje, o boletim contabilizou mais 205 casos da doença.

Nos hospitais, pessoas com sintomas do coronavírus já equivalem a 44,3% dos pacientes em UTIs. O índice de ocupação de leitos, na noite de hoje, era de 83,47%, incluindo todas as enfermidades.

Para tentar conter a velocidade de internações, a Prefeitura emitiu um decreto vigente desde a terça-feira retrasada, proibindo o funcionamento de setores não-essenciais da economia. O objetivo é chegar a um isolamento social de 55% em Porto Alegre. Até o momento, porém, a cidade só superou esse índice aos domingos, o que não é considerado suficiente. Nessa segunda-feira, a marca ficou em 43,8%.