Temporal: 642 pessoas seguem desalojadas e 38 desabrigadas no RS

Prefeituras de Lagoa Vermelha e Iraí decretaram situação de emergência

Foto: Defesa Civil / Divulgação / CP

O levantamento mais recente da Defesa Civil Estadual dá conta de que pelo menos 642 pessoas seguem desalojadas, depois de um ciclone varrer o Rio Grande do Sul entre a noite de terça-feira e a manhã de quarta. Os desalojados, que recebem abrigo em casas de familiares e amigos, são das cidades de Cacique Doble, Itatiba do Sul, Lagoa Vermelha, Vacaria, Ibiaçá, Capão Bonito do Sul e Muitos Capões.

As cidades de Lagoa Vermelha e Iraí decretaram situação de emergência devido aos estragos. Em Lagoa Vermelha, 38 pessoas seguem desalojadas, segundo o informativo, e 207 edificações foram danificadas com a passagem do ciclone. Na cidade de Iraí, 300 residências tiveram destelhamento parcial e o fenômeno afetou cerca de mil pessoas do município.

Em razão da cheia no rio Caí, o município de São Sebastião do Caí chegou a ter 1.150 pessoas desalojadas e 74 desabrigadas, instaladas em um ginásio municipal. Nessa quinta-feira, 36 puderam retornar para suas casas e as outras 38 devem deixar o alojamento ainda nesta sexta-feira.

A Defesa Civil informou, nesta quinta-feira, que 38 cidades registraram algum tipo de dano. O boletim do fim da manhã de hoje, no entanto, traz 28 cidades que ainda trabalham para resolver os problemas causados pela chuva, pelos ventos e pelo granizo. A cidade de Mostardas passou a integrar a lista, com registro de 30 edificações danificadas, além de falta de energia elétrica e queda de postes e árvores.