Defesa Civil: 38 cidades do RS registraram danos em razão do temporal

Número de pessoas fora de casa caiu para 1.125

Equipes trabalham no reparo dos danos do ciclone bomba no Hospital de Tramandaí | Foto: Maxwell Bernardes/Especial
Equipes trabalham no reparo dos danos do ciclone bomba no Hospital de Tramandaí | Foto: Maxwell Bernardes/Especial

O número de cidades afetadas pelo ciclone, que atingiu o Rio Grande do Sul entre a tarde de terça-feira e a manhã de quarta, chega a 38 conforme balanço mais recente da Defesa Civil Estadual. O número de pessoas fora de casa, no entanto, diminuiu de 2.331, nessa manhã, para 1.125, no fim da tarde de hoje. Há 38 pessoas desabrigadas, em prédios públicos, e outras 1.087 desalojadas, em casas de amigos e parentes. Segundo o levantamento, 1.963 edificações foram danificadas com o temporal.

A cidade de São Sebastião do Caí, atingida pela cheia do rio Caí, registrou problemas em pelo menos 350 casas e 38 pessoas ainda seguem abrigados no ginásio municipal. Nesta quinta-feira, oito famílias retornaram para casa. As outras nove devem retornar nesta sexta.

Em Vacaria, o vendaval causou danos em 130 residências, queda de árvores e postes e rompimento de fios de energia elétrica. Seguem desalojadas 520 moradores da cidade. Em Capão Bonito do Sul, 400 pessoas tiveram de se abrigar na casa de amigos e familiares e houve destelhamento de 100 edificações, além de árvores caídas e danificação na rede elétrica.

Os últimos municípios que relataram estragos à Defesa Civil estadual, na tarde dessa quinta-feira, foram Canela, Áurea, Pelotas, Tramandaí, Capão da Canoa, Capão do Leão, São José do Norte, Três Cachoeiras, Ivoti, Imbé e Mariana Pimentel.

O órgão informou que já distribuiu 5,4 mil metros quadrados de lonas e 100 cobertores.