MP recomenda que Rolante verifique aglomerações em evento

Prefeitura garantiu que as atividades são fechadas ao público, com participação de até 100 pessoas

O Ministério Público de Taquara expediu, neste sábado, uma recomendação para que o Município de Rolante verifique se está ocorrendo aglomeração irregular durante o evento “Credenciadora Aberta ao Freio de Ouro”, que começou nessa sexta e segue até amanhã no município do Vale do Paranhana. Endereçado ao prefeito Régis Luís Zimmer, o documento pede que o evento seja interrompido em caso de confirmação da presença de um número de pessoas que extrapole o limite recomendado por autoridades médicas em razão do novo coronavírus.

Conforme a promotora de Justiça Ximena Cardozo Ferreira, que assina o documento, o evento é realizado com autorização da Secretaria Estadual de Agricultura e do Município de Rolante, desde que sem público e somente com a presença das equipes participantes. “Tivemos notícias da existência de aglomeração de pessoas, o que é vedado pelo Decreto Estadual e não está autorizado nem por Estado nem por Município”, disse Ximena.

O MP orienta o município a seguir estritamente o modelo de Distanciamento Controlado do Estado do Rio Grande do Sul. Na mais recente atualização, nessa sexta, a cidade está em uma região de bandeira amarela, que representa baixo risco. Ainda assim, aglomerações não são permitidas para evitar a disseminação do vírus. Em caso de descumprimento da recomendação, o MP deve adotar medidas legais e judiciais cabíveis, com punição dos responsáveis e responsabilização civil.

No site oficial da cidade, um informativo detalha que as provas seletivas são fechadas ao público, “com participação exclusiva dos ginetes concorrentes e proprietários de cavalos previamente inscritos, envolvendo no máximo até 100 pessoas”. Ainda segundo o texto, os organizadores garantiram que uma equipe técnica, coordenada pela Santa Casa de Misericórdia, monitora a situação. “No momento do acesso ao Parque, todos os participantes passarão por testes”, esclarece a Prefeitura.