Governo do RS divulga novas bandeiras de risco para a Covid na tarde desta sexta

Sistemática muda, a partir desta semana; entenda

O governo do Rio Grande do Sul passa a adotar, nesta sexta-feira, uma sistemática diferente de divulgação das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado, usado no combate ao avanço do novo coronavírus. Até então, as alterações saíam nos sábados à tarde.

A partir de agora, os dados dos 11 indicadores de propagação da Covid-19 e de capacidade de atendimento de saúde vão ser coletados até a noite de quinta. Já o mapa com as cores das bandeiras indicativas do risco, em cada uma das 20 regiões, vai ser divulgado até as 18h de sexta.

A partir do início da madrugada de sábado, regiões que tiverem redução no risco epidemiológico já poderão adotar a bandeira mais branda. O governo explica que, se na semana anterior alguma região teve bandeira vermelha, por exemplo, passa a valer a laranja, com menos restrições, já no dia seguinte.

De outro lado, as que permanecerem com a mesma cor ou tiverem aumento no nível vão ter prazo para entrarem com recurso, por e-mail, até as 8h de domingo. A divulgação do mapa definitivo vai ser feita durante a tarde de segunda, com a vigência das bandeiras mais restritivas a partir da madrugada de terça.