A Polícia Federal localizou obras de arte, pesos argentinos e documentos (incluindo um passaporte) em um apartamento triplex de um prédio residencial na rua Duque de Caxias, na esquina com a rua Marechal Floriano Peixoto, na área central de Porto Alegre. O imóvel era alvo de um mandado judicial de busca e apreensão, nessa manhã, no âmbito da operação Matinta Perera – segunda fase da operação Para Bellum, da PF.
As obras serão avaliadas para averiguar a originalidade. Uma ação também ocorreu em uma mansão localizada em um condomínio fechado em Xangri-Lá, no litoral Norte. Foram apreendidos R$ 70 mil em reais, euros e dólares. Cerca de 25 agentes cumpriram sete mandados de busca e apreensão nas duas cidades gaúchas.
As ordens judiciais, expedidas pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Francisco Falcão, tiveram como alvo endereços ligados ao secretário de Saúde do Pará, Alberto Beltrame. Segundo a PF, a operação Para Bellum investiga fraude na compra de respiradores para o enfrentamento do novo coronavírus, com suposto envolvimento do governador Helder Barbalho (MDB), que bens bloqueados pela Justiça Federal. O mandatário é acusado de direcionar ilegalmente a compra de respiradores para serem usados na rede hospitalar estadual.