Após revisão, governo retira bandeira vermelha de Palmeiras das Missões

Porto Alegre segue sob a vigência da bandeira vermelha dentro mapa do modelo de Distanciamento Controlado

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / CP

O governador Eduardo Leite atualizou, no fim da tarde desta segunda-feira, o mapa relativo ao distanciamento controlado no Rio Grande do Sul e confirmou a mudança na cor da bandeira da região de Palmeira das Missões, que abrange 51 cidades, da vermelha para a laranja. Com isso, a localidade pode manter o comércio aberto, quase que na totalidade. A mudança de classificação ocorreu após os prefeitos da região terem assegurado que ainda existem vagas na rede de saúde.

Já as regiões de Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas ficarão sob vigência da bandeira vermelha a partir da meia-noite desta terça, conforme anunciado no sábado. O mesmo vale para Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, que passaram de amarela para laranja. O Gabinete de Crise analisou 30 recursos que resultaram na atualização do mapa.

“Nos analisamos que ainda há um nível de controle, sem uma tendência clara de aumento de casos na região de Palmeira das Missões. Com isso, a região volta para o laranja. As demais seguem na vermelha: Capão da Canoa, Canoas, Novo Hamburgo e Porto Alegre”, frisou Eduardo Leite.

Além disso, o governador também anunciou uma nova mudança na plataforma de controle adotada pelos gaúchos. Se algum município estiver classificado com a cor vermelha, mas não tiver nenhum óbito e nenhuma nova hospitalização nos últimos 14 dias em decorrência da Covid, o regramento da bandeira laranja pode ser aplicado. Com essa alteração na metodologia, 37 cidades não precisarão restringir as atividades da maior parte do comércio.

Leite também alertou, ao frisar que o coronavírus segue em franca expansão, que a pandemia pode resultar em restrições ainda mais duras, caso não se tenha controle sobre ela. “Por favor nos ajudem nos protocolos. Sabemos que é dolorido, mas se não tivermos a colaboração de todos e esta curva continuar ascendente poderemos ter um período breve de restrições ainda maiores”, finalizou o governador.

Porto Alegre volta às restrições
O prefeito Nelson Marchezan participou da coletiva do governo estadual e anunciou que Porto Alegre volta a ampliar as restrições a patamares semelhantes ao que a Capital passou a adotar no início da pandemia, no mês de março.

No entanto, não detalhou o que vai ser vedado. O prefeito destacou que as medidas serão necessárias, neste momento, em função do aumento do número de leitos ocupados com pacientes com a Covid-19 na cidade, que passou de 75 para 100, em uma semana.

“Não é um problema do município, do Estado, mas mundial. Medidas restritivas devem ser adotadas neste período, nestas semanas que são mais sensíveis historicamente. Isso é para que a população nos ajude a garantir menor contato, menos exposição”, disse Marchezan. “Estamos trabalhando para salvar vidas. É um momento de tensão e angústia. O que não pode acontecer aqui é tentar divulgar que exista alguma desunião”, completou Marchezan.

Permanência de bandeira
Além disso, existe uma regra que determina que regiões classificadas em bandeiras preta ou vermelha no mapa definitivo por dois períodos – consecutivos ou alternados, dentro do prazo de 21 dias -, precisarão de duas semanas consecutivas com bandeiras menos graves para que possam efetivamente obter redução no nível de risco.

O objetivo desse gatilho de segurança é o de assegurar e caracterizar a efetiva melhora nas condições de uma região.

Confira quais cidades poderão implementar o regramento laranja, em áreas de bandeira vermelha:

Arambaré
Arroio do Sal
Arroio dos Ratos
Balneário Pinhal
Barão
Barão do Triunfo
Butiá
Capela de Santana
Capivari do Sul
Cerro Grande do Sul
Chuvisca
Dom Feliciano
Dom Pedro de Alcântara
Harmonia
Itati
Mampituba
Maratá
Morrinhos do Sul
Morro Reuter
Mostardas
Nova Hartz
Palmares do Sul
Pareci novo
Presidente Lucena
Salvador do Sul
São Jerônimo
São José do Hortêncio
São José do Sul
São Pedro da Serra
Sentinela do Sul
Sertão Santana
Tabaí
Tapes
Tavares
Três Forquilhas
Tupandi
Xangri-Lá