Em três dias, Porto Alegre vacina 10 mil pessoas de fora dos grupos de risco da gripe

Entre crianças, gestantes e puérperas, adesão segue bem abaixo do esperado

vacina da gripe
Foto: Guilherme Testa / CP Memória

Dez mil pessoas de fora dos grupos de risco procuraram os locais de vacinação para se imunizar contra a gripe, entre segunda-feira e hoje, anunciou a Prefeitura de Porto Alegre. Desde o início da semana, as doses passaram a ser oferecidas, também, à população em geral.

Considerando apenas os grupos alvo da campanha, foram aplicadas 620.957 doses, o que corresponde a 86,84% da meta geral de 715 mil pessoas, conforme dados do Ministério da Saúde. Para evitar aglomerações, há mais de 100 locais disponíveis (confira antes de sair de casa).

Com o início do inverno, a partir de sábado, a Secretaria Municipal de Saúde enfatiza a importância de procurar um dos locais de atendimento e garantir a imunização. Em especial, o alerta é para grupos prioritários nos quais a adesão segue bem abaixo do esperado.

A meta do município é imunizar 81,2 mil crianças de seis meses a menores de seis anos, 12,5 mil gestantes e 2 mil puérperas (mulheres que recém deram à luz). Até o momento, mesmo após a prorrogação da campanha para 30 de junho, foram imunizadas 39.725 crianças (48,90% da meta), 5.143 gestantes (41,14%) e 877 puérperas (43,85%). Crianças até 9 anos devem ser imunizadas nas unidades de saúde para manter o acompanhamento do calendário e as vacinas de rotina.

Os quantitativos do Ministério da Saúde correspondem a 90% da estimativa populacional em cada grupo.

A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas evita complicações causadas pelos vírus influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B linhagem B/Victoria, que podem levar o paciente a internações hospitalares.