MEC divulga novas datas de inscrição para Sisu, Prouni e Fies

Alterações ocorrem a pedido de universidades públicas e privadas, em razão da pandemia de Covid

Foto: ABr/Arquivo

O Ministério da Educação (MEC) alterou as datas das inscrições aos principais programas de acesso às universidades para atender a uma solicitação das instituições de ensino superior públicas e privadas, segundo informou o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas Souza.

O edital que muda o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, de 16 a 19 de junho para 7 a 10 de julho, deve ser publicado nesta quarta-feira. O Programa Universidade Para Todos (Prouni), que tinha previsão de inscrições entre 23 e 26 de junho, teve o período adiado de 14 a 17 de julho. O Financiamento Estudantil (Fies), com inscrições previstas entre 30 de junho e 3 de julho passa a ter prazo entre 21 e 24 de julho.

Conforme o secretário, a mudança ocorre devido à suspensão de algumas atividades acadêmicas e administrativas nas universidades ocorridas em consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Atendendo às solicitações da Associação Nacional de Dirigentes de Institutos Federais de Ensino Superior (Andifes), primeiro o MEC postergou o prazo para as instituições aderirem ao Sisu, que passou para 25 a 29 de maio para o dia 12 de junho.

“Essa prorrogação permitiu um acréscimo de pelo menos 20% no número de vagas. Hoje são 51 mil vagas que serão ofertadas no Sisu justamente em função da prorrogação”, comentou o secretário.

A consulta dos estudantes às vagas disponíveis no Sisu pode ser feita a partir do dia 30 de junho.

EAD no Sisu
A partir do segundo semestre de 2020, vai ser possível fazer, pela primeira vez, a inscrição para cursos de Educação a Distância (EAD) no Sisu.

Conforme Souza, a expectativa é que o número de vagas à distância oferecidas nas universidades públicas aumente a cada novo processo seletivo. Na rede particular, o número de vagas à distância chega a 40% do total.