Hospital São Lucas fecha setor de obstetrícia em Porto Alegre

Segundo instituição, decisão decorre da queda na procura dos serviços registrada nos últimos anos na cidade

Hospital São Lucas | Foto: Bruno Todeschini / PUCRS

O Hospital São Lucas (HSL), em Porto Alegre, deixou de prestar o serviço de obstetrícia nesta segunda-feira. Conforme a casa hospitalar, a medida é parte da renegociação do contrato de prestação de serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS) com a Prefeitura. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a partir de agora, os 83 leitos passarão para o Hospital Materno-Infantil Presidente Getúlio Vargas. O processo deve ser concluído até o fim do mês de julho.

O HSL explica que a decisão decorre da queda na procura dos serviços registrada nos últimos anos na cidade. Segundo o hospital, isso é “reflexo da diminuição no número de nascimentos no Rio Grande do Sul que chega a 20% desde o ano 2000, conforme o Departamento de Economia e Estatística do Estado”.

As pacientes deverão procurar as unidades de referência do Sistema Único de Saúde de acordo com o local onde residem. As práticas médicas de estudantes e residentes das Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida, na área obstétrica, serão desenvolvidas regularmente nas instituições conveniadas com a PUCRS.

No mês de maio, a Justiça atendeu a um pedido do Ministério Público Estadual (MP) e deferiu liminar que suspendia a execução do contrato de transferência. O HSL recorreu da decisão e conseguiu derrubar a liminar. Em abril, o prefeito Nelson Marchezan Jr. anunciou que o acordo com o São Lucas vai permitir que o Presidente Vargas amplie a estrutura e receba melhorias em equipamentos e corpo técnico.