Prefeitura de São Leopoldo volta a fechar parte dos serviços e do comércio

Alterações valem a partir de terça-feira

Foto: Ary Vanazzi / Divulgação

Depois de um alerta da Secretaria Municipal da Saúde, emitido no sábado, a Prefeitura de São Leopoldo, no Vale do Sinos, confirmou que vai restringir parte do funcionamento do comércio e alguns serviços, a partir de terça-feira. A medida busca reduzir a circulação de pessoas como forma de conter o avanço da pandemia de coronavírus.

O decreto, com as medidas e restrições específicas, vai ser publicado nesta segunda-feira com as normativas a serem adotadas a partir do dia seguinte.

O recuo entra em vigor mesmo que São Leopoldo não tenha mudado de bandeira pelos critérios do distanciamento controlado, adotados pelo governo estadual. A cor, para o vale do Sinos, continua laranja, o que denota risco médio.

Um dos dados que mais preocupa, no entanto, é a quantidade de pessoas infectadas com o vírus ativo em São Leopoldo. Essa marca chegou a 136 do total de confirmados, que até esse sábado era de 462. A ocupação dos dez leitos de UTI Covid do Hospital Centenário, que chegou a 80%, também pesou para o decreto.

O prefeito Ary Vanazzi defendeu o fortalecimento do diálogo, entre todos os setores, no sentido de buscar de forma coletiva definir as ações de enfrentamento à pandemia, que já matou cinco pessoas na cidade.