Covid já matou 324 pessoas no RS; 50 em Porto Alegre

Total de infectados, em 332 cidades, chega a 14.224

Foto: Ricardo Giusti / CP

Mais três óbitos, confirmados na noite desta quarta-feira pelas prefeituras de Porto Alegre, Getúlio Vargas e Mariana Pimentel, elevaram para 324 o número de mortes atribuídas à Covid-19, desde 24 de março, no Rio Grande do Sul. Já o número de pacientes infectados passa de 14 mil.

A capital atingiu hoje a marca de 50 mortes. A vítima mais recente era um homem de 80 anos, com histórico de doença cardiovascular. O idoso morreu no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, ainda na madrugada. Porto Alegre já registra 1.850 casos confirmados de Covid-19. Até agora, 619 se recuperaram dos sintomas da doença. Nesta quarta, o número de pacientes internados em leitos de UTI com teste positivo para o coronavírus bateu recorde: 67, com mais 30 na mesma situação, mas ainda com suspeita de infecção.

No Norte gaúcho, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas confirmou que o segundo óbito pela Covid ocorreu nessa manhã, no Hospital de Caridade de Erechim. A paciente tinha 67 anos e residia no Lar dos Idosos da cidade. Portadora de outras comorbidades, ela era natural de Sertão. Funcionários e outros idosos permanecem sem sintomas, aguardando o resultado da testagem.

Em Mariana Pimentel, a Prefeitura confirmou que o primeiro caso de Covid entre moradores do município evoluiu direto para óbito. O paciente tinha 73 anos e era atendido no Hospital Conceição, em Porto Alegre. A morte ocorreu no fim da tarde.

Ainda no início da noite, Campo Bom, no Vale do Sinos, também registrou a primeira morte pela Covid-19. A paciente, uma mulher de 81 anos, tinha histórico de comorbidades graves e faleceu no hospital da Unimed, em Novo Hamburgo. Em março, a cidade notificou o primeiro caso de paciente infectado pelo coronavírus em todo o Rio Grande do Sul. O empresário, que viajou para a Itália, testou positivo após retornar à cidade de origem.

À tarde, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) incluiu 14 mortes nos cômputos oficiais, confirmando 316. Oito óbitos seguem com registro pendente.

O levantamento oficial notificou o 23º óbito de Bento Gonçalves, de uma mulher de 61 anos, e o primeiro de São Vicente do Sul, de um homem de 29. Em Viamão, a nona vítima era uma paciente de 103 anos, a pessoa mais idosa a perder a vida para a doença no Rio Grande do Sul. Também foram reportadas oficialmente duas mortes em Porto Alegre e as demais em Alegrete, Esteio, Garibaldi, Giruá, Lajeado, São Gabriel, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Vacaria.

O boletim do governo ainda não contabiliza duas mortes de Porto Alegre (homens, de 80 de 49 anos), e outras seis em Getúlio Vargas, Mariana Pimentel, Campo Bom, Santa Maria (homem, de 76), Gravataí (mulher, de 61) e Viadutos (mulher, de 83) – essa última confirmada ainda na semana passada.

A SES também divulga 13.619 casos confirmados, mas deixa de fora 605 testes recentes relatados pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre, mas ainda não incluídos na plataforma e-SUS, do Ministério da Saúde. Com isso, o número total de casos de Covid sobe para 14.224 em 332 municípios gaúchos. O relatório estima que 10.906 pacientes já tenham se curado da doença.

Porto Alegre lidera em número de óbitos, com 50, seguida de Passo Fundo (35), Bento Gonçalves (23), Lajeado (20) e Sapucaia do Sul (10). Já as cidades com mais casos confirmados incluem Porto Alegre (1.850), Lajeado (1.489), Passo Fundo (1.011), Bento Gonçalves (708) e Garibaldi (435).

A incidência da Covid é hoje de 119,7 infectados a cada 100 mil habitantes, no Rio Grande do Sul. A letalidade aparente é de 2,3%. Já o índice de ocupação de leitos de UTI, na tarde desta quarta, era de 71,6%, entre pacientes de todas as enfermidades.