Piratini alerta cinco áreas do RS sobre aumento na internação hospitalar pela Covid-19

No momento, a bandeira é laranja, com risco médio, em 16 das 20 regiões

Foto: Alina Souza / CP Memória

O governo estadual advertiu sobre a situação de cinco regiões, que apresentaram piora nos indicadores do distanciamento social controlado, atualizados no último sábado. Apesar de ainda estarem classificadas na bandeira laranja no critério geral, as áreas de de Novo Hamburgo, Taquara e Palmeira das Missões apresentaram bandeira preta no crescimento de casos de hospitalização por Covid-19 na semana. Nos mesmos critérios, Santa Maria e Erechim passaram para bandeira vermelha.

No entanto, nenhuma das cinco teve alteração na bandeira que identifica a situação geral. No momento, a bandeira é laranja, com risco médio, em 16 das 20 regiões. Em outras quatro, a bandeira é amarela (risco baixo).

Os dados, porém, servem de alerta às regiões, conforme a coordenadora do Comitê de Dados do governo, Leany Lemos. “As autoridades locais devem monitorar com urgência. Se esses indicadores seguirem na cor preta é alta a probabilidade de mudança na cor da bandeira (para vermelha) nas próximas atualizações”, disse. As atualizações ocorrem sempre aos sábados à tarde.

Internações quase quadruplicaram em Novo Hamburgo
Na região de Novo Hamburgo, o aumento de internações saltou de cinco na semana passada para 19. Segundo levantamento mais recente do governo estadual, só há sete leitos de UTI livres.

Com 57 casos ativos no dia de fechamento das bandeiras, a região de Novo Hamburgo apenas não ingressou na cor vermelha nesta semana por manter estáveis os demais indicadores. Além disso, o indicador considera também a estrutura hospitalar (disponibilidade de leitos) da macrorregião metropolitana de Porto Alegre.