Acordo permite a abertura de lojas no feriado de Corpus Christi na Capital

Setor espera maior movimento em função do dia dos namorados

Foto: Sindilojas Porto Alegre / Divulgação

Uma negociação coletiva entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) e o Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec POA) resultou na permissão de abertura das lojas do setor varejista no feriado de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira, 11 de junho. O Sindilojas Porto Alegre espera que, com isso, os estabelecimentos possam recuperar parte do prejuízo que tiveram enquanto estavam com as portas fechadas durante a pandemia, já que o feriado antecipa uma data importante para o setor: o Dia dos Namorados.

Segundo Paulo Kruse, presidente da entidade, “o momento pede flexibilização para todos os envolvidos, pois tanto lojistas quanto funcionários já foram muito prejudicados e precisam se unir para superar as perdas”. O novo acordo estipula que os empregados que trabalharem na próxima quinta-feira devem receber o valor de R$ 46,21 pelo feriado trabalhado, refeição ou vale em valor pré-estabelecido de acordo com o número de empregados. Os trabalhadores também terão direito a uma folga a mais.

A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria firmada entre as entidades para o período de novembro/2019 a outubro/2020 contém regras que visam equilibrar as relações de trabalho entre os empregadores e os empregados. Entre elas, está a proibição de abertura de lojas com o uso de empregados durante os feriados que ocorrerem neste período (o que está sendo flexibilizado em função do atual momento).

A convenção coletiva prevê ainda que as lojas que desejarem abrir nessas condições, em feriados e com o suporte de funcionários contratados, devem firmar acordo coletivo diretamente com os sindicatos, e que as lojas que não obedecerem tais regras ficariam sujeitas à fiscalização e multa, condição que deixa de valer excepcionalmente para o próximo feriado de Corpus Christi. Cabe ressaltar que a abertura é opcional, e não obrigatória, e que as lojas devem seguir as orientações de higienização e funcionamento conforme estipulado no decreto municipal.

Dia dos Namorados

A crise causada pela pandemia da Covid-19 vai fazer o consumidor gastar menos na compra de presentes e lembranças, na comparação com 2019. Esta é a perspectiva da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) para o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho. É a primeira data de relevância para o varejo gaúcho após a reabertura do comércio em nível estadual e os lojistas podem aproveitar a ocasião para buscar reaquecer as vendas, tão prejudicadas ao longo de março, abril e boa parte de maio. Mesmo assim, a entidade disse que projetar algum percentual comparativo em relação a mesma data de 2019 fica muito difícil diante da inusitada situação mundial.

No que diz respeito aos presentes que deverão ser os mais procurados pelos casais, a concentração maior ficará nos artigos de vestuário, calçados, perfumes, cosméticos, flores e eletroeletrônicos, sendo que os produtos com promoções impactantes devam atrair a atenção dos consumidores.

No que se refere às formas de pagamento, os consumidores deverão optar por quitarem à vista o que comprarem, uma vez que os juros do cartão de crédito e do cheque especial continuam elevados.