China atrasou liberação de informações da Covid-19, mostra documento da OMS

Reportagem da Associated Press publicou hoje que controles rígidos de segurança e a competição no sistema público de saúde foram as causas para o atraso

internados covid-19
Foto: Ricardo Giusti / CP

A China atrasou a entrega de informações importantes sobre o novo coronavírus durante os primeiros dias da pandemia, de acordo com documentos e gravações de reuniões da Organização Mundial da Saúde (OMS) obtidos pela Associated Press (AP) e divulgados hoje pelo jornal O Estado de S.Paulo. O país publicou o genoma do vírus causador da Covid-19 no dia 11 de janeiro, uma semana após três laboratórios chineses já terem sequenciado o mapa genético do novo coronavírus, dizem os textos vazados à reportagem da agência.

Segundo a AP, controles rígidos de segurança no país e a competição no sistema público de saúde da China foram as causas para o atraso. A matéria também revela que o governo chinês postergou em duas semanas a divulgação sobre o número de casos de infectados quando a pandemia teve início na cidade de Wuhan.

“Estamos recebendo uma quantidade mínima de informações. Não é o suficiente para nos planejarmos adequadamente”, declarou, à época, a epidemiologista norte-americana e parte do grupo da OMS que lida com a pandemia, Maria Van Kerkhove, em uma reunião interna do órgão.

Após testar quase a totalidade da população, Wuhan reportou nesta terça-feira que 300 pessoas são portadoras assintomáticas do novo coronavírus no município. Não há pessoas com sintomas da Covid-19.

No total, a China somou 83.022 infectados e 4.634 óbitos causados pela doença. Hoje, foram adicionados cinco novos casos à contagem feita pelo governo chinês.