Quarta fase de pesquisa da Ufpel calcula mais de 20 mil infectados pela Covid no RS

Em média, existe um infectado para cada 562 habitantes do Rio Grande do Sul

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Três meses após o primeiro caso confirmado de Covid-19 no Rio Grande do Sul, mais de 20,2 mil pessoas já tiveram contato com o vírus, embora a Secretaria da Saúde contabilize 6,7 mil casos confirmados da doença.

Em média, existe um infectado para cada 562 habitantes do Rio Grande do Sul. É o que estima a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que revelou o resultado da 4ª fase dos estudos sobre a incidência da Covid, na tarde desta quarta-feira. Foram aplicados questionários e 4,5 mil testes rápidos, em nove cidades gaúchas, entre 23 e 25 de maio. Oito deram positivo.

Entre os positivos, quatro ocorreram em Passo Fundo – terceira cidade com maior número de casos (480) e óbitos (30) – dois em Uruguaiana, um em Porto Alegre e um em Pelotas. Mais quatro etapas da pesquisa devem ser feitas, em junho e julho.

Em videoconferência, o governador Eduardo Leite e o reitor da UFPel, Pedro Hallal, revelaram que o estudo indicou que 20 mil gaúchos – o que equivale a apenas 0,17% da população – já adquiriram anticorpos para o vírus surgido na China.

“Não há um crescimento descontrolado do coronavírus no Rio Grande do Sul, o que é uma notícia boa”, destacou Hallal. O estudo projeta que a incidência da doença seja sete vezes menor, no Rio Grande do Sul, que na média nacional. “No Pará, existe um caso confirmado para cada quatro pessoas”, compara o reitor.

A análise considera que, para cada caso confirmado oficialmente, existam outros três não notificados pelas autoridades de saúde. A pesquisa calcula, também, que para cada 1 milhão de habitantes, existam 1,7 mil de infectados, dos quais apenas 580 notificados após a testagem.

O levantamento ainda estima letalidade de 1%, ou seja, a cada cem doentes, um morre. Entre os maiores sintomas, um a cada quatro infectados desenvolve tosse e um a cada seis, dor de garganta ou diarreia.