Dois restaurantes são multados em Porto Alegre por descumprirem regras de distanciamento

Estabelecimentos ficam localizados no bairro Petrópolis 

Foto: Andressa Machado/ PMPA

Dois restaurantes do bairro Petrópolis foram multados na noite dessa quinta-feira por descumprirem o distanciamento mínimo exigido entre as mesas, indicado no decreto da Prefeitura de Porto Alegre. A ação na Churrascaria Barranco e no Boteco Pedrini foi executada após denúncias pelo Escritório de Fiscalização e prevê multa de R$ 4,29 a R$ 8.584,00. O valor ainda será definido pela fiscalização.

Conforme o decreto publicado pela Prefeitura de Porto Alegre na terça-feira, o funcionamento dos estabelecimentos do ramo da alimentação deve ser realizado com uma série de condições, entre elas, o intervalo de pelo menos dois metros entre as mesas. Também devem restringir o número de clientes atendidos simultaneamente, sem exceder 50% da capacidade de ocupação prevista no alvará de funcionamento ou de proteção e prevenção contra incêndio.

A Operação Esforço Concentrado é liderada pelo Escritório de Fiscalização e, desde o dia 31 de março, já vistoriou 8.922 comércios, serviços e indústrias, além de outros segmentos, como transporte, obras, parques e praças.

Em nota, o Barranco disse que está trabalhando em conformidade com todas as normas e regras de segurança exigidas pelas autoridades governamentais. O estabelecimento confirmou que recebeu a fiscalização e que a equipe verificou o distanciamento entre as mesas e os demais protocolos de segurança adotados. Entretanto, o estabelecimento alega que não foi encontrada nenhuma irregularidade. A reportagem não conseguiu contato o Boteco Pedrini até o fechamento desta reportagem.