Acessos ao Santuário de Caravaggio serão bloqueados neste sábado em Farroupilha

Medida do MP é para evitar aglomerações em meio à pandemia de coronavírus. Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio ocorre de forma online, nesta terça-feira

Para evitar aglomerações em meio à pandemia de coronavírus, os acessos ao Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, na serra gaúcha serão bloqueados a partir deste sábado. Serão colocadas barreiras nos Caminhos de Pedra, após a cidade de São Marcos, assim como na Capela de Todos os Santos e na Estrada dos Romeiros, com o uso de gradis e a presença de viaturas da Brigada Militar. O bloqueio é uma iniciativa do Ministério Público Estadual.

A Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, que reúne milhares de devotos todos os anos, vai ocorrer de forma online, na terça-feira, com missas e celebrações a portas fechadas e sem a presença de público. Ainda assim, há a preocupação de que os fieis se aglomerem no santuário. Somente terão acesso pessoas e veículos de residentes no local, previamente cadastrados pela Prefeitura.

Além do santuário, o MP pede que as pessoas evitem caminhar até o local, evitando de caminhar por horas “para serem bloqueados a dois ou três quilômetros do santuário”, explicou o promotor Ronaldo Lara Resende.

Para diminuir os riscos de contágio pela Covid-19, ao contrário dos anos anteriores, não vai haver estrutura disponível para os peregrinos, nem distribuição de água ou alimentação.