Falta de uso de máscara pode resultar em multa de R$ 180 em Passo Fundo

Ao mesmo tempo, por estar na bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado elaborado pelo governo estadual, cidade já projeta reabertura de shoppings centers

Foto: Gabriel Silveira / Prefeitura de Campo Bom / Divulgação

Quem circular sem máscaras pelas ruas de Passo Fundo, na região Norte do Rio Grande do Sul, pode ser multado em R$ 180. A Prefeitura divulgou a medida, nesta segunda-feira, com o objetivo de diminuir a disseminação do novo coronavírus, que já matou 24 pessoas na cidade. Ao mesmo tempo, por estar na bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado elaborado pelo governo estadual, Passo Fundo já projeta a reabertura de shoppings centers.

Nesta segunda-feira, a Prefeitura autorizou a volta das atividades em academias de ginástica. O retorno do funcionamento dos restaurantes está previsto para a próxima semana, se a cidade se mantiver no mesmo patamar do distanciamento controlado. Shoppings e centros comerciais devem retomar o atendimento em 1º de junho.

Novas medidas em vigor

Entre as medidas anunciadas hoje, a Prefeitura determinou ainda a intensificação de procedimentos higiênicos e sanitários em áreas de risco e implantação de cabines de sanitização corporal, com a pulverização ou névoa de solução química sobre a pessoa.

O município também prevê buscas ativas de pacientes com sintomas da doença. Barreiras serão montadas nas entradas da cidade para orientar, medir a temperatura das pessoas e distribuir material informativo. Além disso, todo os passageiros que chegarem à cidade pela rodoviária terão a temperatura aferida.

A Prefeitura de Passo Fundo pretende ainda distribuir máscaras para a população em vulnerabilidade social e entregar kits de higiene para pessoas em situação de rua, além de realizar a medição de temperatura.

*Com informações de Luis Carlos Carvalho/Rádio Planalto