Rede privada de ensino projeta retorno escalonado a partir do fim de maio

Protocolos de segurança devem ser definidos até o fim da semana

Foto: Sinepe. / Divulgação

A rede privada de ensino projeta o retorno às atividades até o fim de maio no Rio Grande do Sul. Conforme o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), protocolos de segurança para a volta às aulas vêm sendo construídos nas cidades em que o novo modelo de distanciamento controlado do governo estadual permitir.

“Se nós conseguirmos, até o final dessa semana, terminar esses protocolos e as instituições privadas conseguirem em uma semana atender a esse protocolo, é possível que na última semana de maio nós possamos ter volta às aulas em regiões de bandeira amarela”, disse o presidente da entidade, Bruno Eizerik.

Em transmissão por redes sociais, o governador Eduardo Leite disse, nessa segunda-feira, que reconhece que a rede privada pode ser ser mais ágil na implantação de protocolos do novo decreto em operação. “O importante é que se cumpram os protocolos”, disse. Segundo Leite, está descartado o retorno das atividades do ensino público ainda em maio, com possibilidade de que a atividade seja retomada em junho.

O Sinepe prevê um retorno escalonado com circulação interna mínima possível nas escolas, começando pela Educação Infantil. “Os pais desses alunos estão voltando ao trabalho. Essa criança precisa ir para a escola. Também não temos como mandar voltar só metade de uma turma. Ou volta tudo ou não volta”, disse o dirigente.