Porto Alegre vai monitorar distanciamento social através de dados de celulares

Deslocamento de 2,5 milhões de celulares ativos em Porto Alegre vai ser registrado de forma anônima

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre vai monitorar a movimentação de pessoas pela cidade para descobrir qual é o índice de distanciamento social que vem sendo respeitado em meio à pandemia de coronavírus. Uma plataforma vai calcular o número de aparelhos que entraram e saíram da área de cobertura das antenas das operadoras Claro, TIM, Oi e Vivo.

Na manhã desta quinta-feira, o Município assinou um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR). Os dados serão atualizados diariamente para que seja possível, por exemplo, averiguar o grau de movimentação na Orla do Guaíba, local que vem sendo muito utilizado, mesmo com as orientações de órgãos de saúde para que as pessoas fiquem em casa. O distanciamento social é apontado como a medida mais eficaz, no momento, para controlar a proliferação do coronavírus.

O deslocamento de 2,5 milhões de celulares ativos em Porto Alegre vai ser registrado de forma anônima. Conforme a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa), o sistema não identifica individualmente os donos dos aparelhos, o que garante a privacidade das pessoas.