Prefeitura interdita supermercado em São Leopoldo por suposto foco de coronavírus

Local vai continuar fechado até que a empresa monte um plano de sanitização terceirizado

Foto: Divulgação/PMSL

Fiscais da Prefeitura de São Leopoldo interditaram, por tempo indeterminado, um supermercado da bandeira Rissul que atende na divisa dos bairros São José e Rio Branco. Foram constatados três casos de coronavírus associados ao estabelecimento, em dois funcionários e um familiar de um colaborador. Mais seis casos, ainda em análise, podem estar ligados ao supermercado.

O local vai continuar fechado até que a empresa monte um plano de sanitização terceirizado e elabore um plano de contingência que garanta a segurança e a saúde de funcionários e clientes.

Trabalhadores do supermercado foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar. A Vigilância em Saúde contata os colaboradores para identificar a presença de sintomas e agendar testes para Covid-19.

Nesta quinta, a Prefeitura deve apresentar uma normativa que endurece as regras de sanitização e circulação nos mercados de São Leopoldo.

Outro lado

A holding Unidasul, que administra as redes Rissul e Macromix, emitiu nota, na tarde de hoje, sobre o ocorrido. O grupo garante ter afastado os colaboradores com a doença e desinfetado a loja do bairro São João. O grupo também aguarda orientações da Vigilância Sanitária do município para que a reabertura do supermercado ocorra assim que possível. Veja o comunicado na íntegra:

A Unidasul, holding que administra o Supper Rissul, informa que adotou todas as medidas sanitárias e de isolamento assim que confirmado que dois colaboradores da loja do bairro São José estão com COVID-19. A empresa foi informada oficialmente sobre o resultado do teste no dia 27 de abril e já no dia 28 promoveu a desinfecção total da loja, realizada pela empresa terceirizada Verde Vida Saúde Ambiental. A colaboradora já estava afastada desde que seu marido, que não é funcionário da empresa, apresentou sintomas da doença.
Preventivamente, a Unidasul também afastou dois colaboradores que trabalhavam diretamente com a primeira funcionária positivada. Um deles também testou positivo para a doença. O terceiro funcionário está isolado, sem sintomas. A empresa também está medindo a temperatura de todos os colaboradores da referida loja, bem como reforçando as ações de higiene e segurança adotadas desde o início da pandemia. “Todas as ações que implementamos foram de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária de São Leopoldo e, inclusive, disponibilizamos a listagem de todos os colaboradores para que o poder público possa monitorá-los”, esclarece José Leandro de Assis, superintendente do Supper Rissul.

A empresa aguarda as orientações da Vigilância Sanitária Municipal para que a loja seja aberta tão logo possível e com todas as garantias de segurança para funcionários e clientes, considerando a condição do estabelecimento como serviço essencial para a sociedade. A Unidasul ressalta que está reforçando o acompanhamento em todas as lojas do Supper Rissul e Macromix e que, até o momento, não há outros casos identificados. A Unidasul segue acompanhando o estado de saúde dos colaboradores e está à disposição das autoridades para os esclarecimentos.