Guarda Municipal já recebeu 256 denúncias sobre aglomerações em Porto Alegre

Maioria das reclamações chegou em abril

Foto: Maria Ana Krack/PMPA

Desde 15 de março, quando começaram as restrições para evitar o avanço do novo coronavírus em Porto Alegre, a Guarda Municipal recebeu 256 denúncias de aglomerações em ruas da cidade. A média é de 6,4 ocorrências por dia. A parcial se refere ao período até a quinta-feira passada. A maioria das reclamações – 174, no total – chegou em abril.

A Prefeitura deixa claro que o convívio social não está proibido, mas recomenda que as saídas para atividades não essenciais, como frequentar parques e praças, sejam feitas com cuidado. “Todo mundo precisa fazer a sua parte e, se as pessoas contribuírem, podemos reabrir mais setores de forma controlada. Ainda temos muitas dúvidas técnicas em relação à liberação massiva”, enfatiza o prefeito Nelson Marchezan Jr..

O secretário municipal de Segurança, Solon Beresford, reforça a necessidade de cuidado para que a realidade não custe caro no futuro. “Preocupa porque, enquanto a maioria da população está respeitando as normas de segurança, uma parcela segue a vida normal, por desconhecimento ou imprudência”, lamenta.

“Intensificamos inserções nas ruas para que as pessoas se resguardem e mantenham as regras de etiqueta e convivência. Também ampliamos o policiamento para evitar rodinhas de chimarrão”, ressalta Beresford.

A Guarda Municipal integra diariamente, junto com outras secretarias municipais, a operação #FiqueemCasa. Veículos de som com orientações aos cidadãos vêm sendo postados nas entradas da cidade. Além disso, integra a operação Esforço Concentrado, que confere se os comércio está cumprindo os decretos de isolamento.

Denúncias sobre violação às medidas de distanciamento social podem ser feitas pelos telefones 156 ou 153.