Hospital Regional de Santa Maria ativa dez leitos de UTI para atender casos de coronavírus

Para essa nova etapa de funcionamento, foram contratados mais 103 trabalhadores

Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Foto: Gustavo Mansur/Palácio PiratiniA partir desta terça-feira, dez leitos de Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) e mais 30 leitos clínicos entrarão em operação no Hospital Regional de Santa Maria. A curto prazo, o objetivo é reforçar o atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus. Outras 20 unidades de observação serão entregues na semana que vem. Com equipamentos locados pelo governo estadual, a unidade hospitalar conta com recursos do Ministério e da Secretaria Estadual da Saúde, além de doações da sociedade civil e empresas. O governador Eduardo Leite e a secretária Arita Bergmann vistoriaram a casa de saúde no início da tarde desta segunda-feira.

O projeto de implantação do hospital regional começou a ser gestado quase 20 anos atrás, e o investimento total, até agora, chega a R$ 48 milhões. Para essa nova etapa de funcionamento, foram contratados mais 103 trabalhadores. Inaugurado em julho de 2018, o hospital deve contar, quando completo, com 130 leitos com foco em cardiologia e nefrologia. A instituição já dispõe de um ambulatório de Hipertensão e Diabetes Mellitus, que mantém atenção continuada a pacientes de alta e muito alto risco.

“Esse hospital é uma conquista de todos. Agradeço, em especial ao esforço do governador na negociação com o Ministério da Saúde”, disse o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon. O município, conforme a secretária, não precisa de hospital de campanha para o combate à Covid-19, considerando a entrega dos novos leitos para a região Central. Em relação à manutenção do atendimento a pacientes com problemas crônicos, como pressão alta ou diabetes, o entendimento é de que não haja suspensão. Nesse sentido, valem as medidas da portaria 274, que permitiu a retomada de atendimentos e cirurgias eletivas em todo o Rio Grande do Sul.

Dez leitos de terapia intensiva também foram instalados hoje no hospital de Osório. Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde, a ocupação dos leitos de UTI, em todo o estado, era de 60,25% na tarde de hoje.